Quando os dois ticks mudam de cor para o azul, obtem-se a confirmação de que a mensagem foi lida. A natureza humana nos leva a acreditar que a maioria dos usuários espera uma resposta a curtíssimo prazo; qualquer demora pode levar à frustração e a outros sentimentos de dúvida.
Para qualquer usuário do WhatsApp, o sistema de mensageria mais popular do mundo, a identificação com a passagem acima é imediata. Mas como que devemos lidar com o uso do WhatsApp no âmbito profissional da saúde? Não haverá outro método menos invasivo (porém tão eficaz quanto) a ser considerado?
Do ponto de vista de agilidade de comunicação, o sistema de mensageria atende à necessidade com maestria. Porém, se pensarmos na segurança da informação, o WhatsApp está longe de ser uma solução aceitável: não sabemos a robustez do “caminho” pelo qual a informação é transmitida. Esse ponto levanta questões de segurança tanto em casos de comunicação inter-médicos, como entre médicos e pacientes.
A informalidade sob a qual essa comunicação ocorre não está sujeita a nenhum padrão nacional (ou internacional) de regulamentação de segurança da informação na saúde. E se tivermos uma situação onde uma imagem de um exame de natureza sensível é exposta a recipientes mal-intencionados? Como responsabilizar o WhatsApp? Como saber qual é a exposição efetiva? São perguntas sem respostas. E aínda temos o fator erro-humano: quem nunca enviou uma mensagem para alguém na vasta lista de contatos por engano? Se o conteúdo em questão for uma mera mensagem informal, em tese não haverá problema; mas, e se o conteúdo for, por exemplo, o resultado de um exame laboratorial de um paciente? De novo, a exposição pode ser alarmante.
O armazenamento e compartilhamento de prontuários online de pacientes são sujeitos às regras da SBIS (Sociedade Brasileira de Informática na Saúde) no país. O Core, a plataforma da UTIL Healthcare atualmente em fase avançada de desenvolvimento, conta com uma estrutura formal de comunicação e mensageria, e atende aos requisitos NGS1 (Nível Geral de Segurança) da SBIS. A confidencialidade e segurança são levados muito a sério pelos desenvolvedores da solução.
Clique aqui para se beneficiar de um desconto especial na contratação do Core, que será lançada em breve.
E veja o post relacionado aqui.