O Global Ecosystem Ranking de 2015 coloca São Paulo em 12° lugar em um ranking de cidades que favorecem o desenvolvimento de companhias start-ups de tecnologia, melhor (e única) posição na América Latina. O ranking é compilado pela Compass, um desenvolvedor de software.
Quesitos como performance, alcance de mercado, disponibilidade de capital, talento e capacidade de exportação de startups internacionalmente nortearam a análise dos diferentes ecossistemas. SP, especificamente, pontuou alto na disponibilidade de capital, performance e alcance. Veja o ranking:
O ranking apresenta outras conclusões interessantes:
- A fator globalização é chave, uma vez que 37% dos investimentos às start-ups (nos 20 ecossistemas monitorados) foram feitos por empresas/fundos localizados em outros países;
- Entre 2012-4:
- Nova York, Austin, Bangalore e Cingapura apresentaram as maiores melhorias nas condições para promoção do empreendedorismo;
- Toronto, SIdney, Vancouver e Seattle apresentaram as maiores quedas no ranking;
- A taxa de sucesso dos investidores está em alta: houve um crescimento de 78% a.a. (entre 2012-4) no número de saída bem sucedidas de uma empresa; isso indica que investidores estão, em grande parte, conseguindo lucrar em cima de suas participações. Nesse quesito, porém, São Paulo não tem destaque.
Também é importante ressaltar que a disponibilidade de capital em si é alta: somente entre 2013-4, aportes privados cresceram em ~95%, com destaque específico para a Berlim (com um crescimento de 12x no período).
A grande verdade é que o empreendedor paulistano faz milagres para conseguir que a cidade figure em listas como essa. Com uma estrutura administrativa-financeira além de burocrática imposta pelo governo, o empreendedor brasileiro precisa “fazer acontecer” de uma forma ou outra; aínda mais quando trata-se de uma start-up, frequentemente caracterizada pela baixa liquidez e disposição para grandes investimentos auto-financiados. Sendo assim, as tendências descritas no artigo são de grande importância.
Veja o artigo original aqui.