A EVOLUÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

A UTIL acredita que a tecnologia traz organização e eficiência à saúde. Movida pela inovação.

O poder da palavra

Deixe um comentário

Uma das principais barreiras de adoção de uma solução de prontuário eletrônico é a incapacidade da solução adaptar-se à rotina diária do profissional de saúde.  E isso de fato precisa acontecer, porque a experiência de soluções anteriores mostra que o profissional raramente se adaptará à solução.

Visando facilitar essa adaptação, um dos maiores players no mercado americano, a Epic, introduziu uma função inédita no seu prontuário eletrônico: o input de informação via voz.  Isso inclui desde a simples gravação de idéias e comentários até o reconhecimento de comandos específicos através de um software de terceiros integrado à plataforma.  É a revolução tecnológica a serviço da eficiência na rotina do profissional de saúde.

Essa nova funcionalidade não é novidade; já é conhecida pelo end-consumer em exemplos como o Google Talk, Google Now ou a Siri (assistente pessoal da Apple), e estará também disponível na nova versão do sistema operacional mais popular do mundo, o Windows (“10”).  Porém, é a primeira vez que a tecnologia é usada na saúde.

Fica claro que a principal necessidade que a solução resolve é a do médico inserir dados do prontuário eletrônico em tempo real, e de forma dinâmica, enquanto está à frente do paciente.  A ida e vinda a um desktop localizado em outro local torna-se inviável, e seria uma enorme barreira de adoção.  Enquanto o uso da tecnologia de voz é empolgante, ela não parece ser determinante.  O input de dados feito via aparelhos celulares e tablets, ligados à internet, também atende à necessidades de dinamismo e urgência, tão importantes no mercado da saúde.

Veja o artigo original (em inglês) aqui.

Autor: UTIL Healthcare

m-Health startup

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s