A EVOLUÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

A UTIL acredita que a tecnologia traz organização e eficiência à saúde. Movida pela inovação.

Hoje, iniciamos a produção de conteúdo original entitulada “Opinião UTIL”. Nosso primeiro artigo é de autoria do Dr. André Hovnanian, sócio-fundador da UTIL Healthcare.

Deixe um comentário

Dois mil e quinze é o ano em que a teoria da relatividade geral de Albert Einstein completa 100 anos. Simplificadamente, a teoria posiciona o espaço-tempo como uma entidade dinâmica, moldada geometricamente pela matéria por ação da gravidade. Tal interação é que determina a existência dos tão divulgados buracos negros, cuja gigantesca massa não permite nem mesmo que a luz passe incólume.

Cem anos depois, num mundo em acelerada transformação, a humanidade vem tentando contornar um implacável fenômeno distorcivo causado pelo excesso de dados sobre outra espécie de geometria: a do “homem-tempo”, na qual indivíduos mutuamente desvinculados enfrentam um impiedoso efeito de compressão do tempo.

Dados escondem fenômenos naturais, humanos e sociais. Só existem porque possuímos a peculiar capacidade de observar e questionar. É o que nos leva a quantificar os fenômenos de forma ininterrupta. Ocorre que a massa de dados tornou-se tão complexa, variada e volumosa que sofremos um profundo desvio. E perdemos o controle: isolados e sem tempo, não estamos conseguindo transformar grande parte dos dados em conhecimento. O homem torna-se vítima de sua própria natureza.

Contudo, uma grande força, impressa no nosso DNA, pode ser a chave: ancestral à nossa própria espécie, a tecnologia cristaliza nossa capacidade de intervenção sobre o meio, de modo a afetar nossa própria existência. Ela é quem pode nos conduzir para fora desse imenso buraco negro. E, quem sabe, moldar uma nova geometria.

(Este é o primeiro de um conjunto de textos sobre tecnologia e suas interfaces. Espero por vocês nos próximos. Obrigado!)

Veja o post original no LinkedIn aqui.

Autor: UTIL Healthcare

m-Health startup

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s